Lipídeos
Lipídeos, ou lipídios, é um conjunto de compostos orgânicos presentes no metabolismo humano. Suas principais características, que os fazem pertencer a um mesmo grupo, englobam a capacidade de dissolução em solventes orgânicos, tais como o éter, o álcool e o clorofórmio, assim como sua insolubilidade em água.
Os lipídeos desempenham várias funções dentro do corpo humano, dentre elas podemos citar a função estrutural, em que o lipídio faz parte das membranas celulares, função protetora e impermeabilizante, em que recobrem tecidos oferecendo proteção contra o meio ambiente, já as gorduras acumuladas no tecido adiposo (presente apenas em animais) promovem uma proteção térmica. Pode também haver proteção mecânica, principalmente em áreas delicadas, como nos pés e nos rins. Ainda há alguns tipos de lipídeos que exercem funções diversas como é o caso das prostaglandinas que produzem substâncias que regulam a coagulação do sangue e a cicatrização das feridas. Já algumas vitaminas (A, E, K) são encaixadas no grupo dos terpenos, que são um tipo de lipídeo.
Visto do ponto de vista químico, os lipídios podem ser classificados de acordo com sua estrutura molecular em dois grupos: lipídeos simples e lipídeos complexos.
1. Lipídeos Simples
Esses lipídeos, comumente chamados de glicerídeos ou gorduras, são ésteres de propanotriol ou glicerina com ácidos graxos. De acordo com o número de alcoóis presentes na ligação eles podem ser classificados como monoglicerídeos, diglicerídeos e triglicerídeos. Dentre eles o mais abundante é o triglicerídeo.
1.1. Triglicerídeos
Os triglicerídeos englobam as populares gorduras e óleos, essa classificação depende do estado físico à temperatura ambiente, quando são sólidos, estes são gorduras, quando líquidos, óleos. Quanto à composição química, são formados pela junção do glicerol (um triálcool) com ácidos graxos. Os ácidos graxos podem ser classificados de duas maneiras: saturados ou insaturados. Na primeira, ele