lipidios
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS.
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DE LIPÍDIOS
Disciplina: Analise De Alimentos
Professor (a): Maria Ivaneide
VILA VELHA
FEVEREIRO - 2015
DETERMINAÇÃO DE LIPÍDIOS
Relatório do Curso de Técnico em Química apresentado ao Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, como parte das exigências da Disciplina de Analise de Alimentos, sob a orientação da Professora Ivaneide.
VILA VELHA
FEVEREIRO - 2015
1. Introdução
Lipídeos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio encontrados em diversos alimentos na forma de gordura e/ou óleos. As gorduras e óleos são formados por três moléculas de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol podendo ter de quatro a vinte e quatro ou mais átomos de carbonos sendo saturados ou insaturados (Camargo et al, 1984).
A determinação do teor de lipídeos em alimentos é de uma importância nutricional muito grande, uma vez que os compostos lipídicos são importantes fontes de calorias. Cada grama de gordura fornece 9 kcal, mais que o dobro fornecido por carboidratos e proteínas. Determinando o teor de lipídeos é possível realizar uma rotulagem nutricional precisa fazendo com que o consumidor fique ciente sobre o quanto de gordura está ingerindo em sua alimentação, e se for usado métodos qualitativos é possível saber qual o tipo de gordura esta presente no alimento, uma vez que o colesterol e a gordura trans estão causando preocupação por estarem relacionadas a doenças coronárias.
Para que a informação contida no rótulo seja precisa cabe ao analista realizar as análises com o máximo de cuidado e precisão, procurando utilizar os melhores métodos de análise e que esses métodos atendam às características físico-químicas do alimento, pois há diversos fatores que influenciam na escolha do melhor método e na sua eficiência, dentre eles podem ser citados:
1. O