Maria Montessori
Ricardo Rosa Silva
Prof.ª Raquel de Queiroz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História – Turma: HID 0257
17/06/13
RESUMO
Este estudo realizado no município de Joinville, estado de Santa Catarina, apresenta das Equações do 1º Grau, bem com seu mentor e histórico de aplicações. A pesquisa foi realizada no período compreendido entre os meses de setembro e outubro do ano de 2012. Os dados foram levantados juntos as fontes secundárias. As equações do 1º Grau com uma ou mais incógnitas, constituem um tópico importante do Currículo Escolar de Matemática, onde no 1º e 2º ciclos da vida escolar já se trabalha com as igualdades numéricas ou com objetos, formando equações simples. Mas nessa altura do processo, os objetivos não é aprender a resolver equações, mais sim desenvolver o raciocínio e o conceito de igualdade e a compreensão das propriedades das operações.
Palavras-chave: Resolução; Problemas; Equação; 1º Grau.
1. INTRODUÇÃO
Equação é toda sentença matemática aberta, representada por uma igualdade, onde existe uma ou mais letras que representam números desconhecidos. A palavra equação tem o prefixo “equa”, que em latim tem o significado de "igualdade".
Toda sentença matemática expressa por uma igualdade, na qual existe uma ou mais letras que representem números, é denominada equação. Cada letra representa um número desconhecido e por este motivo é chamada de variável ou incógnita.
A expressão matemática situada à esquerda do símbolo de igualdade (=) é denominada primeiro membro da equação (ou da igualdade) e a expressão situada à direita do símbolo de igualdade (=); passa a ser chamada de segundo membro da igualdade (ou da equação). Neste contexto, pode-se entender que uma equação é uma igualdade entre duas expressões, onde, em pelo menos uma das expressões figura uma ou mais variáveis (letras).
2. DESENVOLVIMENTO
Uma equação do primeiro grau, também é conhecida como equação linear.