arquitetura mesopotamica
Portal de Ishtar :
Construído por volta de 575 a.C. a mando do rei Nabucodonosor II, na Babilônia, tornou-se a principal entrada da cidade e foi dedicado à deusa acádia Ishtar, que representa a fertilidade.
Considerada uma das mais importantes obras arquitetônicas empreendidas por Nabucodonosor o Portal de Ishtar tinha um longo corredor adornado com azulejos azuis brilhantes, cobertos por dragões dourados e leões em tijolos com vidro. Com duplos portões em sua entrada, o portal abrigavauma vasta antecâmara, com teto e vidros de cedro.
Torre de Babel (1563):
O relato bíblico da Torre de Babel, se trata de um zigurate de aproximadamente 90m de altura, construído durante o reinado do imperador babilônico Nabucodonosor II.
Supostamente construída por homens que queriam faze-la tão alta a ponto de alcançar os Deuses. Entretanto os Deuses não gostaram da soberba dos homens e a derrubou. Além dessa explicação mítica, o conto serviria para esclarecer a razão de existir tantas línguas no mundo.
Zigurate de Ur:
O Zigurate de Ur apresenta-se como o templo-torre mais bem preservado de todos aqueles que foram construídos pelos mestres da civilização da Mesopotâmia. As suas ruínas representam o Templo de Nanna erguido na cidade de Ur, entre os anos de 2113 e 2096 a.C.
O templo consistia em sete pavimentos e o santuário ficava no terraço superior. Acredita-se que na reconstrução tentou-se copiar a famosa Torre de Babel, hoje destruída
Arquitetura na Mesopotâmia
Entende-se por povos mesopotâmicos, as civilizações que se desenvolveram entre os rios Tigre e Eufrates, na área das terras férteis, denominada Mesopotâmia. Entre os povos estão os sumérios, babilônicos e assírios.
As principais manifestações de arquitetura na Mesopotâmia eram os palácios, muitos deles grandiosos e com paredes bem grossas. Os templos possuíam instalações completas, como aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos. O “zigurate”, torre de vários