Lipidios
Turma: 3º01
Lipídios
29/11/2011
INTRODUÇÃO
Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Podem ser chamados de biomoléculas hidrofóbicas. Encontram-se distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Além disso, o que mais sabemos sobre os lipídios? Quais são as suas características
DESENVOLVIMENTO
Os lipídios então podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos. A maioria dos lipídeos é derivada ou possui na sua estrutura ácidos graxos (“gorduras boas”).
Há diversos tipos de moléculas que pertencem a classe dos lipídios, mas apresentem nenhuma característica estrutural comum. Porém todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos. Então, essas moléculas são pobres em dipolos localizados.
Os lipídios não são polímeros (não são repetições de uma unidade básica). Atuam em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.
A extração, uma técnica que permite que os químicos separem lipídios de uma amostra biológica, é feita com um solvente orgânico adicionado a uma solução aquosa da amostra, e com um funil de separação, obtem-se a fase orgânica rica em lipídios. Quando o solvente evapora, aí está o lipídio.
CLASSIFICAÇÃO:
1. Ácidos Graxos: Este é o grupo mais abundante de lipídeos nos seres vivos, e são compostos derivados dos ácidos carboxílicos. Geralmente chamado de lipídeos saponificáveis, porque a reação destes com uma solução quente de hidróxido de sódio produz o correspondente sal sódico do ácido