Lipidios
São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solventes polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA.
Na verdade, todas as relevâncias do metabolismo lipídico advêm desta característica hidrófoba das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, existindo, entretanto, alguns lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
Lipídeos simples
Os lipídeos simples são formados por Carbono, Hidrogênio e oxigênio.
Eles se dividem em dois grupos:
1. Triglicérides ou glicerídeos – é formado quando o álcool é o glicerol.
2. Ceras ou Cerídeo- é formado quando o álcool tem um peso eminente.
Lipídeos Complexos
Além do Carbono, Hidrogênio e Oxigênio, nos lipídeos complexos também há nitrogênio, fósforo entre outros.
Existem dois tipos de lipídeos complexos:
1. Fosfolipídeos – completam as membranas celulares. É proveniente de fosfórico do glicerol.
2. Esfingomielina – é encontrada nos animais, e responsável por produzir a bainha de mielina, que rodeia o axônio dos neurônios.
esteróides
Os esteróides são lipídeos formados pelo colesterol. Agem no organismo como hormônios, e também tem uma função estrutural, por isso é um componente essencial para os organismos.
Portanto, as glândulas sexuais, como a testosterona, o estradiol são esteróides.
As funções dos lipídeos
1. Homeotermia – preserva o organismo das temperaturas baixas, mantendo-a