Lipidios
Mais conhecidos como gorduras, são um grupo heterogêneos de compostos que incluem os óleos e gorduras normais, ceras e componentes correlatos encontrados em alimentos e corpo humano.
Eles têm as propriedades de serem:
1. insolúveis em água;
2.solúveis em solventes orgânicos (éter, clorofórmio);
3. capacidade de ser usado por organismos vivos.
4. Reserva de energia
5. Componente estrutural das membranas biológicas
6. Isolamento e proteção de órgãos
Funções do tecido adiposo (gordura): Fornece energia para o corpo, poupando as proteínas para a síntese de tecidos ao invés destas serem utilizadas como fonte de energia. Auxiliam a manter órgãos e nervos em posição e protegê-los contra choques e lesões traumáticas.
A camada subcutânea de gordura isola o organismo, preservando o calor e mantendo a temperatura do organismo.
As gorduras auxiliam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis. Deprimem as secreções gástricas e tornam mais lento o esvaziamento gástrico. As gorduras adicionam o paladar da dieta e produzem uma sensação de saciedade após a refeição.
Outros subgrupos de lipídeos: Cerídios:Constituem as ceras- ceras de carnaúbas e ceras de abelhas; Fosfolipídios:São lipídios complexos.Ex.:lecitinas (existentes em gemas de ovo,na soja,no cérebro; Cerebrosídios:
São encontrados nas células vivas principalmente em tecidos nervosos e cerebrais
Introdução - Definição
•Do ponto de vista químico, os lipídios são ésteres formados de ácidos graxos superiores com álcoois os mais variados.
•Modernamente chama-se lipídios, todas as substâncias (apolares e fracamente polares) que são extraídas de tecidos animais e vegetais, em presença de solventes orgânicos, tais como éter, clorofórmio, benzeno, etc.
Introdução - Definição
•Os lipídios constituem vários grupos de substâncias pertencentes a várias funções. A maioria delas é éster (óleos, gorduras, ceras); outros são terpenos (caroteno, óleos