lipidios e glicidios
Os glicídios são biomoléculas orgânicas formadas hidrogênio, oxigênio e carbono.
Os principais glicídios:
- Glicose: é um glicídio energético, também conhecido como dextrose, encontrado no açúcar do mel, na uva e outros frutos.
- Sacarose: também energético, é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba. É o açúcar comum muito utilizado no mundo todo.
- Amido: glicídio que serve, nas plantas, como reserva de energia.
- Celulose: tem a função de formar as paredes das células dos vegetais.
Lipídios:
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Principais fontes de lipídios: Margarinas, milho, aveia, soja, gergilim, cevada, trigo integral, centeio, óleo de canola, óleo de soja e óleo de peixes. Lipídios: Os lipídios, em geral, são substâncias químicas encontradas no interior de células vegetais e animais. Têm a característica de isolante térmico (nos animais), protegem os órgãos do corpo, função estrutural (agindo sobre o formato das células), impermeabilidade das células vegetais (evitando a perda excessiva de água), auxiliam na formação dos hormônios, além do fornecimento de energia (processo mais lento). Estas substâncias, tão importante para o nosso organismo, são encontradas nos alimentos de origem