Linux
Baixo custo
O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc.
No caso do SuSE 9.3, distribuído no Brasil, o UOL comprou o programa pela Internet por R$ 64,80. É o valor dos CDs gravados, do manual que acompanha o produto, do suporte técnico oferecido e do custo de envio pelo correio.
Segundo Rafael Peregrino, editor da Revista Easy Linux, que encarta uma versão do SuSE 9.3 para o Brasil, a cópia e a distribuição dos CDs são permitidas -o que é uma das premissas do software livre.
Segurança
Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do "usuário root", que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário.
Há ainda o fato de o sistema estar instalado em bem menos máquinas que o Windows, o que o torna menos visado pelos criadores de vírus.
Comunidade de suporte ativa
Fóruns, listas de discussão, wikipages, e-groups, sites... É grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas em comunidades de usuários de software livre online.
Em português, há o site Br-Linux.org, com notícias de Linux, tutoriais e fóruns, e o e-group SuSE Linux Brasil, em que usuários trocam informações sobre o sistema.
DESVANTAGENS
Incompatibilidade com equipamentos
Muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos (como o da impressora HP adquirida pelo advogado Fernando Cotelo; saiba mais) são feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles com o Linux.
Como o SuSE permite manter o Windows instalado, uma saída pode ser reiniciar o