Fucus vesiculosos
O Fucus vesiculosus é uma alga da família Fucacea, com propriedades terapêuticas onde merece interesse farmacêutico industrial e alimentar. A mucilagem do Fucus vesiculosus, é constituída por Fucoidina, reconhecida como uma Fucosana mono-sulfatada capaz de originar soluções muito viscosas, (COSTA,2002).
Há muitos anos em todo o mundo, os produtos naturais estão sendo utilizados na alimentação ou ainda com utilidade farmacológica. Porém os efeitos tóxicos desses produtos, não são completamente conhecidos.
O fucus esta presente abundantemente nas costas dos mares temperados e frios do hemisfério Norte e no Canal da Mancha. O talo fixa nas rochas por discos adesivos basilar provido de rizoídes é arrancado dos rochedos pelas marés cheias e de novo lançado sobre estes, (BRUNETON, 2001). O fucus é uma fonte de elementos que são absorvidos do seu ambiente, os quais são transferidos para o organismo humano pela alimentação. Por causa disto, o fucus é usado como complemento em dietas.
O fucus é recomendado para hipotiroidismo, obesidade e disfunções da tireóide. Também é usado em fitocosmética como anti-celulítico.
O fucus é uma alga marinha e deve ser usado como coadjuvante nos tratamentos de obesidade, acelerando o metabolismo. Atua como diurético suave, age na função intestinal e pode ser usado também no tratamento das disfunções da tiróide.
2-CARACTERISTICAS:
Figura 1
O fucus é uma alga castanha, extremamente abundante nos rochedos das costas do Atlântico, pacífico e mar do Norte, onde a sua acumulação atinge 15-20cm de espessura. Atingindo até um metro de comprimento, de talo achatado , foliáceo, regularmente dicotômico, com pequenas vesículas repletas de ar dispostas ordinariamente aos pares e servindo de flutuadores, sua adaptação ao meio marinho necessita de mais flexibilidade do que rigidez, exerce seus efeitos da mesma maneira que os vegetais terrestres,(BRUNETON, 2001). Onde no século XVIII era muito utilizada para o tratamento da