linux
Aula 1 – Básico do Básico
Apresentação
Este material é dedicado para aqueles que não sabem nada de lógica de programação e Shell
Script, com as aulas a seguir você será capaz de criar scripts básicos a medianos e terá todas as condições de se aprofundar no tema sozinho, procuro sempre dar muitos exemplos para que você entenda de um jeito ou de outro.
Não se preocupem se os conceitos apresentados até na aula 3 ficarem vagos, a partir da aula
4 trabalharemos na pratica e tudo ficará mais fácil. O conteúdo das aulas são pequenos e objetivos, justamente para que você possa absolver melhor e te-los em mente no decorrer das outras aulas.
Esclarecendo que sei pouco, mas juntando este pouco com criatividade e persistência, eu consigo fazer muita coisa.
O que é Shell Script
Script é um arquivo com várias instruções, que são executadas pelo shell, que é o interpretador de comandos. Com ele podemos automatizar muitas tarefas no Linux criando grandes facilidades. Onde escrever os scripts
Uma função interessante em alguns editores de texto no Linux, é que eles facilitam a visualização e escrita de scripts, colorindo os comandos e suas estruturas, recomendo o gedit ou pluma. Para que esta função seja ativada é necessário colocar no começo do script #!/bin/bash ou
#!/bin/sh etc, e salvar, esta linha especifica o interpretador de comandos, caso não tenha, o shell executa qualquer um.
Primeiros Comandos
Qualquer comando do terminal podemos usar na escrita dos nossos scripts, desde comandos criados por você mesmo (colocando o script dentro de /bin), programas de terceiros e que tem seus comandos no terminal e principalmente alguns comandos do shell que são muito usados em scripts e pouco conhecidos no terminal. Vamos vê-los agora:
Comando
Descrição
Sintaxe
echo
Exibe o texto na tela
echo “texto a ser mostrado”
sleep
Dá um tempo antes de seguir
sleep segundos exemplo: Sleep 1
read
Recebe o valor de uma