Verbete liberalismo
COTAM – Coordenação de Tecnologia Ambiental
Curso – Técnico em Meio Ambiente
Aluna: Virgínia Rosa Pires Barros Turma: 5041
Professor: Euvaldo Continguiba
Disciplina: Filosofia
Liberalismo
Vitória da Conquista/BA
Setembro – 2013
Introdução
Do século XVI ao XVIII, a humanidade vivenciou uma de suas maiores transformações existenciais. O Renascimento, juntamente com o Humanismo e o Iluminismo, impôs uma mudança de era. O mundo passou do teocentrismo para o antropocentrismo. Nesse período, o liberalismo emergiu como representação política e moral da sociedade moderna.
O liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que centraliza a figura do homem e tem como ponto de vista principal a defesa da liberdade individual. Esse movimento envolveu um grupo de pensadores que viveram as particularidades da Europa nos séculos XVII e XVIII. Os princípios fundamentais do liberalismo incluem a transparência, os direitos individuais e civis, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido por eleições livres, igualdade da lei e dos direitos para todos os cidadãos. Os primeiros movimentos tidos como liberais surgiram durante o Iluminismo. Estes se opunham à monarquia absolutista, o mercantilismo e diversas formas de ortodoxia religiosa, a exaltação do clero e a intervenção do mesmo em negócios.
John Locke e o liberalismo político
Em conjunto com Hobbes e Rousseau, Locke é um dos principais representantes do jusnaturalismo ou teoria dos direitos naturais. Nesta concepção o homem tem direitos inalienáveis desde o princípio, como, o direito à liberdade pessoal, ao trabalho e à propriedade. Locke reconhecia que na ausência de governo, a liberdade de alguns - principalmente as dos mais fracos – poderia ser suprimida. Ele defende, portanto que há