governo sarney
Após a frustrada campanhas pelas direta já,que arrebanhou multidões em favor da volta pelas eleições diretas,Tancredo Neves foi eleito indiretamente presidente da republica,sucedendo assim o último militar no poder.
Tancredo foi candidato na chapa PMDB/PFL.Seu vice era José Sarney.O qual acabou,assumindo o governo.Foram eleitos pelo colégio eleitoral,no dia 15 de Janeiro de 1985,derrotando com traquilidade o candidato Paulo Maluf.
Pouco tempo antes de tomar possse,Tancredo foi acometido com uma forte dor no abdômen.Foi internado as pressas e operado.Mas não resistiu,vindo a falecer em 21 de Abril daquele ano.
VICE ASSUME
Com a morte de Tancredo,assumiu a presidência seu vice.político contraditório,josé Sarney de Araújo Costa havia apoiado o regime militar,inclusive votou contra a emenda Dante de Oliveira,que garantia eleições diretas em 1985.Mesmo assim,foi eleito a chapa favorável a redemocratização do país.Nos redutores da oposição política,bordões como:”O povo não esquece,Sarney é PDS” e “Sarney não dá,diretas já”,mostrava a insatisfação da população.
ECONOMIA
O governo Sarney,ficou marcado na história república brasileira como o governa da “década perdida”,em decorrência do inexpressivo crescimento econômico do período.Herdando as consequências do esgotamento das políticas econômicas da ditadura militar e das crises mundiais da década de 1970,o objetivo principal do seu governo foi reconciliar a reformulação das instituições políticas em um sentido democrático representativo e de encontrar soluções para manter a estabilidade econômicas.A expressão deste ultimo ponto pode ser encontrados nas conseqüências de seus planos econômicos.
PLANO CRUZADO
Em 28 de fevereiro de 1986,o governo lançou um plano econômico que visava,principalmente o controle de inflação.Liderado pelo ministro da fazenda,Dílson Funaro,o plano cruzado,previa as seguintes medidas:
-criação de uma nova moeda(cruzado)em substituição do cruzeiro