Linux
Nomes: Cheila Felix Cardoso nº 43 Adriana Magda dos Santos Pereira nº 01 Maria Rosângela Gonçalves de Azevedo nº 28 Paola Cristine Santos nº 33
Além de um sistema operacional o Linux é um kernel de código-fonte aberto, desenvolvido ao longo do tempo com a colaboração voluntária de desenvolvedores de várias partes do mundo.
*Código-Fonte é um conjunto de instruções baseado em uma linguagem de programação que forma um software depois de compilado ou interpretado.
*Kernel é a parte essencial do sistema operacional, é ele que faz o intermédio entre o hardware e os programas executados pelo computador. O Kernel é uma base muito complexa, que serve de estrutura para o sistema, não é algo simples e no ponto de ser instalado, assim o usuário não precisa saber de sua existência para utilizar o computador.
Diante do que já foi dito, podemos afirmar que o Linux é um Kernel.
O Sistema Operacional Linux foi criado em 1.991 por Linus Torvalds, um finlandês universitário, porém, o Linux não foi criado do zero, mas sim uma variação do MINIX.
A primeira versão do MINIX foi disponibilizado de forma livre e gratuita e com o código de fonte completo, dessa forma os estudantes de computação podem estudá-lo inteiramente para desenvolver suas habilidades ou mesmo criar projetos derivados.
O MINIX também não foi escrito do zero, é um projeto baseado em um sistema operacional com grande participação na história da computação: Unix.
O Unix surgiu em 1.969, como um projeto da Bell Labs, laboratório da AT&T, porém, no meio acadêmico só foi disponibilizado na década de 70 permitindo a sua evolução.
Um projeto chamado Multics começa a ser desenvolvido nos anos 60 por programadores com Ken Thompson e Dennis Ritchie. Este projeto enfrentou problemas como falta de recursos computacionais, então no mesmo ano, Ken Thompson decide criar algo mais realista com um novo projeto o Unics mudado mais tarde para Unix.
O Unix foi