LINHAS DE FORÇA
As linhas de força (ou de campo) são linhas imaginárias, tangentes aos vetores campo elétrico em cada ponto do espaço sob influência elétrico e no mesmo sentido dos vetores campo elétrico.
Têm como características, as seguintes propriedades:
Saem de cargas positivas e chegam às cargas negativas.
As linhas são tangenciadas pelo campo elétrico.
A cada ponto do campo associa-se um vetor E. A linha de força é tangente ao vetor campo elétrico em cada um de seus pontos.
Duas linhas de força nunca se cruzam.
Por um ponto de um campo elétrico não podem passar duas linhas de força. Portanto, duas linhas de força não podem se cruzar.
Porque as linhas não se cruzam?
Duas linhas de força de um mesmo campo elétrico nunca se cruzam. A demonstração dessa propriedade se faz pelo seguinte raciocínio. Suponhamos que duas linhas de força (1) e (2) se cruzassem no ponto A. Como em cada ponto o vetor campo é tangente à linha de força, concluiríamos que existiria um vetor tangente à linha de força (1), e um vetor tangente à linha de força (2). Logo, no mesmo ponto A existiriam dois campos, e . Mas, isso não pode acontecer, pois pela propriedade fundamental do campo elétrico, em cada ponto só existe um vetor campo, perfeitamente determinado em intensidade, direção e sentido.
.
A intensidade do campo elétrico é proporcional à concentração das linhas de força.
A intensidade do campo no ponto A é maior que no ponto B que por sua vez é maior que em C.