Linhas Biográficas Gil Vicente
“Gil Vicente revela um génio dramático capaz de encontrar soluções técnicas a medida das necessidades”.
- Viveu entre 1465/66 e 1536/40 (não se sabe ao certo) nasceu na região da beira, pensa-se ter sido em Guimarães.
- Estudou em Salamanca.
- Para além de dramaturgo pensa-se que também foi ourives.
- Casado duas vezes teve 5 filhos. Dois com Branca Bezerra (Gaspar Vicente e Belchior Vicente) que faleceu deixando-o viúvo. Mais tarde casa-se com Melícia Rodrigues com quem teve mais dois filhos Paula Vicente e Luís Vicente, estes últimos organizaram a primeira compilação das suas obras.
_____________________________________________________________________________
- ‘Pai’ do teatro e da literatura portuguesa (primeiro dramaturgo anterior a Camões). Considerado o autor de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Escrevia, encenava e representava cerca de 44 peças de vários géneros, sendo que 17 em Português, 11 em Castelhano e 16 bilíngues. Uma das primeiras foi o “Monólogo do Vaqueiro” (auto da visitação - 1502) que foi apresentado na corte da rainha D. Maria e D. Manuel I, escrito a pedido da rainha para comemorar o nascimento de D. João III.
- Também se destacou no cenário português por organizar os espetáculos palacianos, como festejos de casamento, nascimento, receção de membros da realeza e comemoração de datas cristãs, como a Páscoa e o Natal.
- Através do prestígio que adquiriu na corte dos reis D. Manuel e D. João III, Gil Vicente pode com as suas obras de uma forma satírica, ‘criticar’ os costumes e hábitos do clero e da nobreza.
_____________________________________________________________________________
- A sátira envolve todas as classes sociais: clero, o descuido do cumprimento dos deveres religiosos. A nobreza e o povo. São ainda criticados comportamentos como as dissensões religiosas da igreja, a ambição que comandava os descobrimentos e a corrupção social e moral que estes provocavam (auto Índia),