Linha Junguiana de personalidades e formação do EU (self)
MBA EM GESTÃO DE RECURSO HUMANOS
Linha Junguiana de Personalidades e Formação do EU (Self)
ELIAS QUEIROZ
CURITIBA-PR
2013
Carl Gustav Jung
Carl Gustav Jung (1875-1961) morou, em sua vida toda, na Suíça. Estudou psiquiatria em zurique. Foi o mais famoso estudioso que rompeu com Freud, inicialmente ele foi um dos seguidores mais dedicados do ultimo, porem com o passar dos tempos, Jung passou a discordar das idéias e algumas teorias
Freudianas, assim fundou sua própria escola de psicologia. Esta denominada de psicologia analítica. Ele defendia que a introspecção ativa seria um meio para haver uma mudança psíquica no individuo. Ele estava preocupado era com a parte imersa do grande iceberg, que compreendia a mente humana, ou seja, o inconsciente.
Teoria da personalidade – A psicologia analítica.
Jung desenvolveu uma metapsicologia bastante aprimorada e elaborada. Ele acreditava que, alem de haver o inconsciente pessoal descrito por Freud, existe inclusive um inconsciente coletivo, ou melhor, dizendo uma parte que compreende uma considerável parte da mente que é comum a todos os seres humanos. Tal inconsciente consiste de imagens fundamentais e peculiares herdadas de nossos antepassados. Jung examinou algumas pessoas que relataram em seus sonhos, coisas comuns a maioria das pessoas como, por exemplo, sonho com imagens de abutres, estas aparecem em escritos religiosos, mitologias mesmo desconhecidos pela pessoa que sonhou.
Como Isaac Newton já afirmara anteriormente, toda ação possui uma reação de igual intensidade, tudo com o objetivo de haver um equilíbrio de forças. De maneira similar, Jung afirmava que para qualquer atitude consciente, há uma compensação inconsciente sempre igual a primeira. Daí, Jung ao buscar a interpretação de sonhos ocorridos no inconsciente, entendeu que estes serviam para compensar alguma coisa ocorrida no consciente, tudo para manter o equilíbrio e a harmonia.
Em sua teoria da