Linha do tempo
Linha do Tempo
1549 - Funda-se o 1° seminário de São Vicente visava á formação de sacerdote, formação de elite social preparando para o ingresso universitário e o estudo da humanidade, ainda valorizava a disciplina de memorização. Foi á chegada dos jesuítas no Brasil, exploração da terra descoberta e exploração do Pau - Brasil. Foram criadas as escolas de 1° letra para catequização dos indígenas.
1570 - A obra dos jesuítas estendeu-se para o sul , e vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1599 - Cria-se a publicação “ratio estudiorun”, era a organização e a plano estúdio da companhia de Jesus, baseado na cultura Européia. Concilia aulas elementares de Humanidades Filosofia (Artes, Teologia, possibilitando a obtenção dos títulos de bacharel, licenciado e mestre em artes).
1759 - Expulsão dos jesuítas. Reforma da educação pelo marquês, introduzindo as aulas régias. Aulas Régias eram aulas avulsas, com professor único de latim, grego, filosofia e retórico de ensino profissionais, ciências experimentais. A educação jesuíta não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal, ou seja, ele pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.
1772 - Foi criado o “subsídio “era uma taxação, ou imposto, que incidia sobre a carne verde, o vinho, o vinagre, a mandioca e a aguardente. E os professores ficavam longos períodos sem receber vencimentos.
1808 - Chegada da família Real e abertura das academias militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico, e sua a iniciativa mais marcante em termos de mudança a Imprensa Régia.
1810 - Academia Real Militar.
1821 - D. João VI volta a Portugal.
1822 - Seu filho D. Pedro I proclama a Independência do Brasil. Separação da educação em três níveis: primário, secundário e superior.