Linha Do Tempo Historia
Antônio Raposo Tavares foi um bandeirante, nascido em Portugal em 1598, ele servia os interesses da coroa na expansão do território Brasileiro. Durante o tempo que atuava, Portugal e Espanha não tinham chegado a um acordo sobre delimitação de seus territórios. Seu pai governava a capitania de são Vicente em São Paulo.
Raposo participou de bandeiras que ampliaram as fronteiras do Brasil, além do Tratado De Tordesilhas. Sua comitiva contava com mais de 2000 índios e cerca de 900 Brancos.
Lutou também contra os Holandeses nas regiões de Pernambuco e Bahia entre 1639 e 1642.
Além de tudo isso, organizou e participou da “Bandeira de Limites”, considerada a primeira viagem ao redor do território brasileiro.
Domingos Jorge Velho
Domingos Jorge Velho foi um Bandeirante Paulista, chefe das tropas que destruíram o Quilombo dos Palmares. Era filho de Francisco Jorge Velho.
No século XVII prevalecia as expedições bandeirantes cujo o objetivo era conquistar territórios indígenas, Domingos foi o Bandeirante que mais se destacou em sua função, ficou conhecido como um fervoroso caçador de índios.
Já aprisionava índios no Nordeste antes de 1671, comandando um pequeno exército de homens armados em suas incursões pela mata. Ele chegou a ganhar a honraria como Mestre de Campo no governo de Estevão Ribeiro.
Domingos morreu em 1704 na capitania de Paraíba. Ele é considerado por muitos um mercenário que servia apenas os grandes proprietários.
Bartolomeu Bueno da Silva (pai)
Bartolomeu foi um bandeirante paulista, um dos primeiros a explorar o Brasil Central, no século XVII. Aspirando encontrar ouro no sertão goiano, organizou uma bandeira e partiu para lá em 1682. Com uma grande caravana e acompanhado de seu filho, que tinha apenas 10 anos de idade na época, partiu para a exploração.
Uma expedição saiu de São Paulo com o intuito de achar riquezas, chegando lá Bartolomeu se surpreendeu com índios cobertos por adereços feitos com ouro. Ele ameaçou os índios