Linha do tempo história da pedagogia
Educação para Democracia
Neste períodos a educação sofreu influência de vários pensadores.criou-se a nova escola. educação integral ( intelectual, moral, física); . Em torno da educação surgiram várias teorias: socialista, progressista, autoritarista, construtivista e escola tecnicista.
Educação Nacional
Idéia originada com a Revolução francesa, no século XVII, a educação nacional pressupôs a responsabilidade do Estado para o estabelecimento da escola primária universal, gratuita e obrigatória, com vistas a formação da consciência patriótica.
Educação Iluminista
O iluminismo é um período muito rico em reflexões pedagógicas. Um de seus aspectos marcantes está na pedagogia política, centrada no esforço para tornar a escola leiga e estadual. Apesar dos projetos de estender a educação a todos os cidadãos, prevalece o dualismo escola. Essa dualidade era aceita com grande tranqüilidade, sem o temor de ferir o preceito de igualdade, tão caro aos ideais revolucionários. Afinal, para a doutrina liberal, o talento e a capacidade não são iguais, e portanto os homens não são iguais em riqueza...
Com base na filosofia e nas ciências de Galileu ,Corpénico, Newton e Descarte, as chamadas ciências novas, a ciência realista dá inicio aos métodos da educação moderna.
Educação Realista
Renascimento e Humanista
Desenvolvida por povos já civilizados, a educação oriental, era tradicionalista. Destacando-se os fatos acontecidos: Criação da escrita , Dualismo escolar ,onde a educação do povo era uma e dos nobres outra.
A educação grega teve quatro períodos: heróica (poemas homéricos); cívica (Atenas e Esparta); clássica/humanista (Sócrates, Platão e Aristóteles) e helenística/enciclopédica (cultura Alexandrina). Cada período tem características