Senai Encoder
Encoder Incremental
E Absoluto
Março/2015
Encoder Incremental
E Absoluto
Relatorio apresentado a disciplina
De maquinas eletricas,
Ministrada pelo professor Caltran
Para a turma T3DE
Março/2015
1 INTRODUÇÃO 3
2 ECODER 4 2.1 ENCODER INCREMENTAL 5 2.2 ENCODER ABSOLUTO 5 2.3 APLICAÇOES DOS ENCODER 5 2.4 FIGURAS DO FUNCIONAMENTO INTERNO DO ENCODER 9
3 OBJETIVO 12
4 CONCLUSÃO 13
Esse relatório tem como objetivo principal tratar dos tipos de encoder, sua aplicação, agilidade, e suas vantagens em um circuito eletrico.
Encoder
Encoder é um tipo de sensor de grande importância na automação tanto industrial como de qualquer outro equipamento, é o que dá informações sobre a velocidade ou posição de uma peça que gira ou se desloca linearmente. O ângulo exato em que ela pára ou ainda a velocidade em qualquer sentido de rotação ou movimento podem ser fundamentais para o tipo de controle que se deseja.
O encoder é utilizado como controle de muitos equipamentos automatizados depende do conhecimento da posição de peças móveis com precisão.
Para essa finalidade são usados diversos tipos de transdutores, cuja finalidade é fornecer, na forma de sinais elétricos, informações sobre a posição, velocidade de deslocamento e sentido de deslocamento de peças giratórias ou que se movem em linha reta.
Podemos encontrar no comércio especializado encoders diversos tipos e formatos, com circuitos internos que podem fazer a comunicação com dispositivos de controle externo de diversas maneiras.
Essa comunicação pode ser uma simples seqüência de pulsos,como nos tipos incrementais mais simples, como pode ser codificada para transmissão serial por linha Rs232 ou RS485.
Nesse último caso, o encoder pode se comunicar diretamente com microprocessadores, computadores, PLCs e outros dispositivos de controle.
Na figura a seguir esta um circuito simples TTL que converte entradas em código Gray para Binário, acionando