Linha do tempo - descobertas cientificas
O trabalho consiste em alguns acontecimentos com relação a bioética ao longo de treze anos, fatos a serem discutidos e analisados sob o ponto do código de ética e sociedade.
ACONTECIMENTOS DE BIOÉTICA 2000 A 2013:
Em 2000:
Donald Church, tinha um tumor no seu abdômen quando chegou ao Centro Médico da Universidade de Washington, em junho de 2000. Quando ele recebeu alta, o tumor havia sido removido, mas um afastador de metal de 33 centímetros de comprimento permaneceu no seu abdômen por engano.
O hospital, removeu a peça e pagou U$ 97 mil para Donald.
Em 2001:
A partir de 2001, com a descoberta do genoma humano. Uma das principais preocupações éticas relacionadas ao sequenciamento do genoma de fetos nos Estados Unidos é queisso conduza a um aumento do número de abortos ou, no sentido contrário, a um aumento das restrições legais ao aborto. Isso porque, ao tornar o diagnóstico de doenças genéticas mais precoce, o sequenciamento também daria às mulheres mais tempo e potencialmente mais razões para considerar um aborto. A interrupção da gravidez é permitida no País até o sexto mês de gestação, por qualquer motivo.
Em 2003:
Em 2003 a pesquisa intitulada pela New York Times de ‘’Estudo Monstro’’ foi iniciado em 1939 quando fonoaudiólogos da Universidade de Lowa tinham a seguinte teoria: de que a gagueira era um comportamento aprendido, causado pela ansiedade de falar de uma criança. Para provar esta ideia pesquisadores tentaram induzir a gagueira em crianças órfãs, dizendo-lhes que elas estavam condenadas à gagueira.
Insinuaram que elas já estavam mostrando sinais de gagueira e que não deviam falar a não ser que tivessem certeza de que iriam falar direito. O experimento não induziu ninguém à gagueira, mas deixou crianças normais ansiosas, retraídas e quietas demais. A universidade foi processada, e em 2007 pagou R$1.558.240.
Em 2004:
Iniciou-se as pesquisas de células tronco, começando com cerca de 2600 crianças.