Linha do tempo da moda
30 000 A.C: Vestes feitas de pele de animais.
ANTIGUIDADE
1500 A.C – 1000 A.C: As roupas dos faraós que dominavam o Egito eram feitas de retângulos de linho amarrados ao corpo que criava o efeito drapeado.
500 A.C – 100 A.C: Os gregos usavam trajes folgados segurados por presilhas e um cordão amarrado na cintura.
IDADE MÉDIA
400 A.C – 300 A.C: No norte da Europa viviam as tribos bárbaras que precisavam se proteger do frio. Foram os pioneiros da peça que hoje conhecemos como calça. Por cima usava-se túnicas de lã.
SÉCULOS 11 a 13: Com as lutas das Cruzadas os europeus obtiveram influências orientais sobre a moda. Conheceram a seda e novas técnicas de tingimento. O corte feminino ficou mais ajustado ao corpo e assim foi apareceu o chamado vestido.
IDADE MDERNA
SÉCULOS 14 e 15: Novos tecidos e técnicas aparecem. Surge a ideia de classificar o que está na moda e o que não está. Trajes, penteados e sapatos com formatos mirabolantes são criados para variar do comum.
SÉCULO 16: A peça calça se tornou um desafio para os estilistas da época. A solução criada foi o codpiece, uma abertura na roupa para “ventilar as partes baixas”. A exposição da sexualidade virou moda. Papelão e barbatanas de baleia eram usados para empinar os seios das mulheres.
SÉCULO 17: Revolução no traje masculino. Casacos mais folgados, por baixo uma túnica e uma camiseta, no pescoço o jabô, espécie de lenço amarrado. Desta combinação surgiu o terno de hoje.
SÉCULO 18: O rococó estava em alta. Penteados rebuscados, novos modelitos criados minuciosamente detalhe por detalhe. Cabelos presos bem elaborados exigiram a criação do grampo de cabelo.
IDADE CONTEPORÂNEA
1789: Calças compridas se popularizaram. Os vestidos ficaram mais simples, perdendo o volume e os bolsos. As “coisas” passaram a ser guardadas em um saquinho e logo surgiria a bolsa.
SÉCULO 19: Aparecem as primeiras calças femininas criadas para a prática de esportes.
1920: Roupas mais confortáveis. Lançou o tênis