Linha do tempo da educação no brasil
PERÍODO JESUÍTA
1549
Chega ao Brasil um grupo de seis padres jesuítas, chefiados pelo padre Manuel de Nóbrega. Começando a Historia da Educação no Brasil, trazendo o modelo europeu de educação. Quinze dias após a chegada é fundada a primeira escola elementar.
1554
Em São Paulo são fundadas escolas jesuítas, sendo o primeiro professor o padre José de Anchieta.
1556
Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.
1575
Na Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes.
1576
No colégio da Bahia, formam-se licenciados.
1599
Elaboração do Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogia dos jesuítas. "Ratio atque Institutio Studiorum"
1689
“Questão dos Moços Pardos", surgida com a proibição, por parte dos jesuítas, da matrícula e da frequência dos mestiços. Como as escolas eram públicas, para não perderem os subsídios que recebiam, são obrigados a readmiti-los.
PERÍODO POMBALINO
1759
Expulsos pelo Marques de Pombal, Ministro de D. José I, cerca de quinhentos padres Jesuítas. Paralisando assim 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares.
28 de Julho, alvará determina instituição de aulas de gramática latina, aulas de grego e de retórica também criando o cargo de “Diretor de Estudos”. Medidas sem efeitos, para um sistema falido. Marques de Pombal extingue também as ultimas Capitanias.
1770
A Reforma Pombalina de Educação substitui o sistema jesuítico e o ensino é dirigido pelos vice-reis nomeados por Portugal.
1772
É instituído o "subsídio literário", imposto destinado à manutenção dos ensinos primário e médio. Foi em 10 de Novembro de 1772 mandado cobra no Brasil esse imposto no ano seguinte, nuca chegou a colher para a Educação, em Portugal na colónia, os recursos necessário.
1776
É criado no Rio de Janeiro,