Linguistica
Ideias básicas
O texto de Mussalim e Bentes trás o conceito do que é sociolinguística assim como também seu objeto de estudo e pressuposto. Com a leitura do texto observa-se como é feita a relação entre língua e sociedade e como a sociedade de caracteriza por diferentes modos de falar, demonstrando e caracterizando assim, as variações linguísticas juntamente com seus devidos conceitos.
Citações para discussão:
p. 31 - “... o objeto da Sociolinguística é o estudo da língua falada, observada, descrita e analisada em seu contexto social, isto é, em situações reais de uso. “
P. 32 - “ Ao estudar qualquer comunidade linguística, a constatação mais imediata é a existência de diversidade ou da variação. Isto é, toda comunidade se caracteriza pelo emprego de diferentes modos de falar. Essas diferentes maneiras de falar, a Sociolinguística reserva o nome de variedades linguísticas.”
p. 33 - “Qualquer língua, falada por qualquer comunidade, exibe sempre variação. Pode-se afirmar mesmo que nenhuma língua se apresenta como uma entidade homogênea. isso significa dizer que qualquer língua é representada por um conjunto de variedades.”
p. 33 - “Língua e variação são inseparáveis: a Sociolinguística encara a diversidade linguística não como um problema, mas como um qualidade constitutiva do fenômeno linguístico. Nesse sentido, qualquer tentativa de buscar apreender apenas o invariável, o sistema subjacente - se valer de oposições como “língua e fala”, ou competência e performance - significa uma redução na compreensão do fenômeno linguístico. O aspecto formal e estruturado do fenômeno linguístico é apenas parte do fenômeno total.”
p. 37 - “ Há um tipo de interação social particular em que um falante decide mudar de variedade linguística sem que tenha ocorrido