2º infancia
6 anos,correspondente a segunda infância, onde podemos observar na creche/EMEI professora Iracema Augusta R.Teixeira |
Período que costumamos chamar de período pré-escolar, as crianças passam da primeira para a segunda infância.
Seus corpos tornam-se mais delgados, suas capacidades motoras e mentais mais aguçadas e suas personalidades e relacionamentos mais complexos.
A criança adquire noções concretas, depois abstratas, aprende a classificá- las e armazená-las na memória. É também uma fase de repouso relativo, entre o fim da dentição de leite e a dentição definitiva.
Durante esse período a criança, tanto a menina como os meninos costumam crescer de 5 a 13 cm por ano e adquirem de 1,8 a 2,7 kg ao ano.
Aos 3 anos a criança não é mais um bebê, mas um robusto aventureiro, à vontade no mundo é ávido por explorar suas possibilidades, assim como as capacidades de seu próprio corpo e de sua mente.
As mudanças psicológicas são, também, muito grandes. No começo do terceiro ano, a criança se interessa por utensílios domésticos, canecas e panelas, que enche e esvazia, numa atividade sem fim. Começa a tomar interesse por automóveis e trenzinhos, o espírito de ordem ganha terreno. A criança brinca alegremente, serenamente, repetindo as situações satisfatórias e elaborando, sem angústia nem sentimento de culpa, as traumáticas. Os brinquedos de pegar tornam-se os preferidos.
Depois dos 5 anos, os interesses se diversificam: os meninos querem saber de mistério e aventura, as meninas de vida social: brincam de casinha, comidinha.
Aos seis anos, início da idade pueril, a entrada na escola constitui uma revolução. Os números e letras substituem os brinquedos, o brincar individual é substituído pelo de equipe. É a integração na sociedade adulta.
2. Discussão
2.1 Segunda Infância Menina, nome “Miney” - idade