linguistica
v.3, n.1, Número Especial, p. 599 – 610, Abr. 2012
A LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: o ensino-aprendizagem da Língua Materna no espaço da sala de aula1
Wélia Leão de Sousa
RESUMO
Este artigo apresenta como principal pressuposto teórico-metodológico a Linguística
Aplicada, que é uma área do saber vem contribuindo muito com a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa e com o ensino de Língua Materna. O nosso maior objetivo aqui é refletir sobre as metodologias utilizadas por professores de Língua Portuguesa e debater sobre paradigmas de ensino-aprendizagem em sala de aula. Queremos com isso que o trabalho com a leitura e escrita seja (re)pensado e ministrado de forma dinâmica, para assim estimular o gosto pela aprendizagem. Assim sendo, destacamos neste texto alguns recursos didáticos importantes, pois compreendemos que eles fazem com que o aluno vivencie aquilo que ele está aprendendo, interagindo com o conteúdo, e, portanto, proporcionam uma aprendizagem muito mais significativa do que os métodos tradicionais.
Palavras-chave: Linguística Aplicada. Língua Portuguesa. Ensino-aprendizagem de Língua portuguesa. Metodologia. Professor de Língua Materna.
1 INTRODUÇÃO
São históricas as discussões a cerca do insuficiente resultado obtido em sala de aula em relação ao ensino-aprendizagem de uma Língua Portuguesa (doravante LP) por parte dos alunos. A verdade é que docentes se assustam ante as respostas obtidas e os discentes reclamam do não-entendimento dos enunciados.
1
Artigo elaborado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Letras, do campus
Universitário de Sinop, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em 2008, sob a orientação da Ma.
Neusa Inês Philippsen.
Professora graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso
(UNEMAT) campus de Sinop em 2009. Cursando a Especialização Linguística Aplicada ao