Linguistica
DEPARTAMENTO DE DIREITO
GUILHERME VALLI DE MORAES NEVES
SEMINÁRIO I
CONHECIMENTO E LINGUAGUEM
VITÓRIA
12 de Agosto de 2012
GUILHERME VALLI DE MORAES NEVES
SEMINÁRIO I
CONHECIMENTO E LINGUAGEM
Trabalho entregue ao Professor Tárek Moysés Moussallem do curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Teoria Geral do Direito.
VITÓRIA
2012
SUMÁRIO
1- SUMÁRIO............................................................................................. | 03 | 2-RESOLUÇÃO DE QUESTÕES........................................................... | 04 | 3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................... | 08 |
2. RESOLUÇÃO DE QUESTÕES 1) Quais são os elementos do ato de conhecer?
O ato de conhecer, conforme alude Alaor Caffé Alves, encontra-se dividido em três partes: a representação, o objeto representado e o sujeito que o representa. Segundo esse autor “conhecer é representar-se um objeto”, dessa forma, o conhecimento só se forma quando o sujeito cognoscente percebe o objeto e após tal percepção faz dele um determinado juízo, uma representação que se dá através da construção de uma linguagem capaz de criar em si o conceito daquele objeto representado. Embora Paulo de Barros Carvalho admita que o conhecimento possa ocorrer por qualquer uma das modalidades de consciência, dentre elas a percepção, o conhecimento tido pela percepção é apenas uma parte do todo que se consolida quando o objeto percebido passa ao nosso pensamento formando uma representação própria.
2) Qual a importância da linguagem para o conhecimento?
A linguagem é de fundamental importância para o conhecimento, pois este se forma através daquela. Imersos no processo de comunicação nos temos (1) a linguagem do sujeito cognoscente, (2) a linguagem do sujeito destinatário e (3) a linguagem do objeto-enunciado.