Linguistica
ERNESTINA MENDES DOS SANTOS
FABIO GONÇALVES SOARES
JENILLE UCHÔA
LINGUÍSTICA APLICADA
MACAPÁ
2011
UIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
LINGUÍSTICA APLICADA
Dissertação apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Linguítica Aplicada, ministrada pelo professor Flávio Nunes Brito, da turma LLE – 32, da UEAP.
MACAPÁ
2011
O que é Linguística Aplicada?
A Linguística Aplicada nasceu aproximadamente 60 anos, como uma disciplina especificamente dirigida ao ensino de línguas estrangeiras, o primeiro curso voltado para LA aconteceu na Universidade de Michigan no ano de 1946, o curso foi ministrado por Charles Fries e Robert Lado. Nesse período tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos a LA desempenhava uma abordagem cientifica do ensino de línguas estrangeiras. Assim, o processo de desenvolvimento epistemológico da LA está ligado com o contexto sócio-político que se configurava na América do Norte na década de 40, momento em que o mundo passava pelo processo da Segunda Guerra Mundial, era necessário que os soldados americanos aprendessem de modo rápido a falar o idioma da região do Pacífico e dos países aos quais seriam enviados. Deste modo, lingüistas como Charles Fries e Robert Lado que tinha um conhecimento das estruturas das línguas faladas pelos índios norte-americanos, realizaram a primeira tentativa de aplicação de teoria linguística ao ensino de segunda língua.
A linguística Aplicada tem como foco de estudo a linguagem como prática social, não somente em relação às línguas estrangeiras no que diz respeito ao âmbito do contexto da aprendizagem de língua materna ou em outro campo que se aborde outras línguas, durante