Linguistica de Texto
“Linguística do texto: o estudo das operações lingüísticas e cognitivas reguladoras e controladoras da produção, construção, funcionamento e recepção de textos escritos e orais.” (Marcuschi, 1983: 12,13) “A Linguística textual toma, pois como objeto particular de investigação não mais a palavra ou a frase isolada, mas o texto, considerado a unidade básica de manifestação da linguagem, visto que o homem se comunica por meio de textos e que existem diversos fenômenos lingüísticos que só podem ser explicados no interior do texto. O texto é muito mais que a simples soma das frases (e palavras) que o compõem: a diferença entre frase e texto não é meramente de ordem quantitativa: é, sim, de ordem qualitativa.” (Ingedore Villaça Koch)
Elementos ou fatores responsáveis pela textualidade, segundo Beaugrande & Dressler (1981):
*COESÃO; *INFORMATIVIDADE;
*COERÊNCIA; *SITUACIONALIDADE; *INTERTEXTUALIDADE; *INTENCIONALIDADE E *ACEITABILIDADE.
COESÃO
[Do fr. cohésion, poss.] S. f.
1. União íntima das partes de um todo. 2. Fig. Harmonia, concordância, união: 2. 3. Conexão, nexo, coerência. 4. Fís. Propriedade resultante da ação das forças atrativas existentes entre as partículas (moléculas, átomos, íons) constitutivas de um corpo. 5-E. Ling. Ligação, de natureza gramatical ou lexical, entre os elementos de uma frase ou de um texto.
Para se entender o conceito de coesão textual, é necessário que se entenda primeiramente o que é referente textual e co-referência. Observe:
O professor de Matemática se encontra em licença médica até o final de semana. Mas ele será substituído por um colega