Linguagens de Programação
Neste trabalho abordaremos a linguagem básica de programação Assembly, mostrando suas funcionalidades, dificuldades, vantagens e desvantagens. Também retrataremos sobre Linguagens de Alto Nível, que são assim conhecidas devido a sua maior capacidade de solução para um problema, pois para uma máquina realizar uma tarefa específica, ela precisa ser instruída passo a passo detalhadamente, tais instruções ou comandos organizados em uma certa sequência, é o que denominamos de programa de computador, e todo programa de computador precisa de uma linguagem para instruir o computador a realizar suas tarefas.
2 linguagens de programação
Uma linguagem de programação é uma linguagem criada para instruir um computador a realizar suas tarefas.
Um programa completo escrito em linguagem de programação, é frequentemente denominado código. Deste modo, codificar um algoritmo significa converter suas declarações em um comando ou instrução específico de uma certa linguagem de programação.
A linguagem de máquina que foi utilizada pela primeira geração é o tipo que pode ser executada diretamente pelo Hardware, isto é, pela UCO (Processador).
Instrução de máquina é um conjunto de bits, divididos em subconjuntos ou campos, com funções determinadas. Um subconjunto (um campo de instrução) estabelece o código de operação e o outro define a localização dos dados. É uma longa sequência de códigos binários.
Atualmente é raro escrever um programa de computador diretamente na linguagem da máquina em virtude da enorme dificuldade de organizar as instruções sem erros, pois quanto maior o programa, maior é a possibilidade de erros, enganos ou omissões. Sem esquecer também os problemas de entendimento e manutenção.
Para minimizar a ineficiência foi desenvolvida uma linguagem que representasse instruções por símbolos e não números. Recebeu o nome de “Linguagem de Montagem” (Assembly Language). Com essa linguagem o programador não precisa mais guardar os endereços reais de