Linguagens da arte – reflexão
A arte ao longo da história da humanidade sofreu mudanças, sempre de acordo com a época, a cultura, a maneira de pensar de uma sociedade, criando diferentes fases na historia da arte e da cultura em geral.
O contexto social, as questões econômicas, religiosas, a educação passaram a desenvolver um papel forte no processo de criação de qualquer tipo de arte e na construção das ideologias dos indivíduos e de uma sociedade.
Qual é a relação da arte do passado com a atual? E a forma como é feita? As transformações?
Desde os primeiros registros de arte da historia da humanidade, o individuo sofre influencias do “ambiente” ao seu redor, a pluralidade, um mundo de ideias e pensamentos, Mas... Qual terá sido realmente o significado das primeiras pinturas dos povos antigos, uma questão não analisada e na minha opinião muito importante, é o verdadeiro significado da arte nos primeiros povos. – Forma de representar ou comunicar? Com deuses? Outros povos? Questões mais complexas do que aparentam.
Fato é que o processo de criação de arte como um todo, foi se desenhando por um tênue fio instável de criatividade ao longo da historia.
Cada época teve sua forma de criação influenciada por questões diversas de pouca ou muita importância.
Em alguns desses momentos transformações mudaram completamente a maneira de pensar e criar de uma sociedade. – A arte (verdadeira) esta diretamente ligada a história.
Uma dessas fases de extrema importância foi o chamado MODERNISMO, definido como a fúria pela inovação e a quebra da tradição, artistas fervorosos com a ideia de mudar o conceito de criação, nesse mesmo momento, a cultura individualista ganha força, “bebendo nas águas “ do capitalismo e do consumo, a realização do eu se torna mais importante.
E hoje?
Claramente, a arte é feita com o objetivo da fama, dinheiro e do estrelismo. Houve uma quebra definitiva com os modelos de criação, até mesmo uma minoria que se intitula intelectual ou a