LINGUAGEM
Vamos estudar hoje termos que aparecem na oração ligados a nomes:
Adjunto adnominal – Termo acessório (que amplia o significado do substantivo na oração) do substantivo, sem que haja um verbo separando-os. (separando o adjunto e o substantivo). (Não pode ter um verbo, caso tenha, será um termo já estudado anteriormente, o predicativo do sujeito).
Exemplo:
Aquela interessante obra literária obteve um honroso segundo lugar.
Substantivo núcleo do sujeito é a palavra obra, pois é a partir dessa palavra que todas as outras giram ao seu redor. Ao analisarmos o OD – um honroso segundo lugar – encontraremos o núcleo que é a palavra lugar. Observe que as outras palavras giram ao seu redor.
Para não fazer confusão vejam quais são as classes gramaticais que exercem função de adjunto adnominal são:
- artigo: o artigo define ou indefine o substantivo;
- adjetivo: caracteriza;
- locução adjetiva: caracteriza;
- numeral: quantifica;
- pronome:
(Nós vamos falar de termos que vem ao lado do nome: o substantivo – palavra que dá nome aos seres) É só achar os elementos que estão em torno do substantivo – esses elementos são considerados adjunto adnominal.
É normal confundir adjunto adnominal com predicativo do objeto. Vejam como fazer para evitar essa confusão (ambos são representados por adjetivos, ou locuções adjetivas e ambos vêm ao lado do substantivo:
- Substitua o termo do qual o substantivo for núcleo por um pronome substantivo: o substantivo e o adjunto adnominal que compõe um mesmo termo serão substituídos.
Aquela interessante obra literária obteve um honroso segundo lugar. SUJEITO PREDICADO
Ela o obteve. S OD
Se eu consigo fazer essa troca aquele termo ao lado do núcleo é mesmo um adjunto adnominal.
O estudante considerou o evento empolgante. SUJEITO