Linguagem
Desta forma, possibilita-se que o educando passe a perceber com maior nitidez o caráter público das ações educativas, as fontes de financiamento da educação e a forma como os recursos do Estado são geridos. Busca-se a compreensão de que os recursos públicos advêm dos tributos que todos pagamos e de que estes são limitados. Daí a necessidade de atitudes simples, mas conscientes, como por exemplo, ter cuidado com as instalações à disposição da população, pois o que é público pertence a todos nós.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998) orientam que as escolas deverão respeitar as variedades curriculares existentes, estabelecendo como norteadores de suas práticas os princípios:
Ético – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
Estético – da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais;
Político – dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.Nesse sentido estrito, o Programa Nacional de Educação Fiscal alinha- se ao projeto pedagógico das escolas através da Educação Fiscal, objetivando o bem-estar social como resultado da consciência cidadã e da construção de conhecimentos específicos sobre os direitos e deveres do cidadão.
Desta forma, possibilita-se que o educando passe a perceber com maior nitidez o caráter público das ações educativas, as fontes de financiamento da educação e a forma como os recursos do Estado são geridos. Busca-se a compreensão de que os recursos públicos advêm dos tributos que todos pagamos e de que estes são limitados. Daí a necessidade de atitudes simples, mas conscientes,