Linguagem
A grandeza do homem é fazer com que o término de sua vida não seja apenas um retorno à condição de genes, mas que signifique uma imortalização pelo que fez, pelo que foi e pelo que ofereceu, para isso é necessário que, este, seja compreendido, dando sentido a existência humana.
Através de suas variadas formas de comunicação o homem pode chegar ao seu objetivo final, é o que nos leva a abordar como tema principal deste trabalho a LINGUAGEM, ferramenta essencial de todo ser político. Um trabalho proposto e extremamente importante.
Linguagem
Sistema do qual o homem faz uso para que possa transmitir suas idéias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de signos convencionais; esta nos possibilita interagir com o meio em que vivemos; fazendo nos organizar como sociedade, confirmando a tese citada na obra “Convite a Filosofia” de Marilena Chauí, a qual relata que: “A linguagem é nossa via de acesso ao mundo, o homem e somente ele é capaz de produzir linguagem e interpreta - lá”.
Tipos de linguagem
Linguagem não verbal: comunicação da qual não se utiliza o vocabulário, dentro desse contexto temos a linguagem corporal que é um tipo de linguagem não-verbal, pois pode transmitir mensagens e intenções. Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, essa possui extrema importância para pessoas com dificuldades ou deficiências na fala e/ou audição, outros recursos também como imagens, símbolos, tom de voz, gestos, desenhos, o apito do juiz em uma partida de futebol, o cartão vermelho, o bocejo, músicas, etc., fazem parte desta classificação.
Linguagem verbal: ao contrário da linguagem não verbal, esta utilizar o vocabulário. Há uma necessidade de se expor verbalmente, sendo assim é impossível se pronunciar sem que haja a utilização do verbo, não existiria coerência. A linguagem verbal pode ser escrita ou falada (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.).
Linguagem mista: é o uso da linguagem verbal e não-verbal