Linguagem
Percebemos no decorrer do curso que o estágio supervisionado na Educação Infantil é uma oportunidade de grande importância para o acadêmico de Pedagogia, enfim é onde pode observar a rotina da sala de aula de alunos em uma etapa na qual a idade em que está ocorrendo o processo de alfabetização.
O estágio é a observação, onde o acadêmico observa primeiramente a estrutura física da escola, onde variam desde os aspectos físicos da escola, até aspectos financeiros. A de participação o acadêmico tem um contato mais próximo, onde ativamente auxilia nas atividades propostas em sala, é nesse momento em que já é possível diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. O estagio propicia ao acadêmico de fato, uma vivencia na sala de aula, é quando este pode finalmente por em prática alguns requisitos básicos que devem ser indispensáveis a prática educativa.
A realização do Estágio Supervisionado não é algo imposto pelas faculdades apenas como uma disciplina, mas necessário nos cursos cujo currículo escolar permita ou demande a prática de estagiar. A lei que regulamenta o estágio é a Lei 6.494/77, regulamentada pelo Decreto 87.497/82, com as modificações introduzidas pela Lei n° 8.859/94 e MP 1.726 e 1.709-4 de 1998, MP 1.952-26 de 26/7/00. A instituição que escolhi para estagiar foi à creche O estagio aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil “Caminho do Saber” que esta localizada na Rua Nicomedes de Rezende N012 situada no bairro Vila Esperança em Santa Rita do Araguaia – Goiás e foi fundada em 19 de junho de 1991. A instituição oferece a comunidade: berçário (04 meses a 2 anos e 6 meses), maternal I (2 anos e 6 meses a 2 anos e 11 meses), maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses), Pré I ( 4 anos a 4 anos e 11 meses) e Pré II (5 anos). Apesar de a instituição não possuir um grande espaço, mas o mesmo é bem aproveitado, pois as crianças possuem banheiros próprios, uma cozinha bem equipada, classes de aulas com carteiras e cadeiras em bom