Linguagem
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - CCE
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS - DLLE
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA APLICADA I - LLE 7051
PROFESSORA : CAMILA T. SALDANHA
ALUNAS: GEANNE Z. C. PICHETTI
RAFAELA N. PACHECO
FICHA DE TRABALHO
A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas.
(Francisco José Quaresma de Figueiredo, 2006)
1) Em que consiste a abordagem construtivista? Quais são as suas principais características?
Resposta: Segundo Dillenbourg(1999), consiste em situações educacionais em que duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender algo juntas, seja por meio de interações em sala de aula ou fora dela, seja por intermédio de interações mediadas pelo computador, cuja ênfase recai na co-construção do conhecimento dentro é a partir dessas interações.
Como características principais podemos citar: interação, troca de aprendizagem, colaboração mútua, aumenta a auto-estima dos alunos, aumenta também a habilidade em trabalhar com os outros. 2) Explique a ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal.
Resposta: É a diferença entre o que a criança é capaz de fazer quando age sozinha e o que é capaz de fazer com o auxílio de alguém mais experiente é chamada de zona de desenvolvimento
Proximal (ZDP), definida como "a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes."(Vygotsky, 1998, p. 112).
3) De acordo com o texto, é necessário que haja sempre um aluno mais capaz que o outro para que haja aprendizagem? Explique:
Resposta: A interação da criança com outras mais experientes e/ou com adultos favorece seu desenvolvimento psicológico. Nessa perspectiva, tal desenvolvimento dá-se, inicialmente, no
plano