Linguagem
A temática ciência constitui, na atualidade, um dos mais importantes debates intelectuais, tendo sido ampliada pelas mais diversas áreas afins. Além das contribuições pertinentes à filosofia, à ciência, à epistemologia, e à teoria do conhecimento, existe outro tipo de demanda. Sobre essas demandas, é incorreto dizer que elas abrangem:
Resposta: Questões restritas a ciência in loco.
2.Leia atentamente o trecho abaixo:
Desde a década de 1930, tem-se desenvolvido a temática ciência. Nesse sentido, é interessante observar que houve uma classificação que perdurou algum tempo, que foi a de dois modos contrastantes de pensar a ciência: internalista e externalista. Segundo essa genérica classificação, tanto Popper como Kuhn pertencem à posição externalista.
Sobre a posição externalista é correto afirmar que:
Resposta : Tal teoria defende que as explicações sociais são imprescindíveis para se pensar em ciência.
3. Na Idade Média, o paradigma predominante era o escolástico aristotélico-tomista. Isto significa que:
Resposta: A fé e a razão se subordinavam aos dogmas cristãos.
4. Analise o fragmento a seguir:
O racionalismo científico buscava trazer o verdadeiro conhecimento para superar as incertezas do período anterior (Idade Medieval), obtendo um enorme sucesso na época com suas concepções determinísticas e mecanicistas até o século XVIII, com o Iluminismo.
Sobre os pensadores e as teorias defendidas pelo racionalismo cientifico, assinale a única alternativa incorreta:
Resposta: Ptolomeu criou o modelo heliocêntrico.
5.A Administração Cientifica teve início no século XIX com o engenheiro americano Frederick W. Taylor que objetivava a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos, tentando garantir, desta forma, a máxima eficiência da organização.
Segundo Taylor:
Resposta : A especialização do operário e a divisão do trabalho geravam para as empresas uma maior produtividade