Análise de escalas e gráficos
CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL
CURSO DE GEOFÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA l
Análise de escalas e gráficos
Caçapava do sul, 28 de Julho de 2014
1. Resumo:
Neste experimento analisamos dados e montamos gráficos, importante para visualizar o comportamento das grandezas físicas utilizadas. Logo foi possível entender como funcionam as funções lineares, potenciais e exponenciais, utilizando alguns exemplos.
2. Introdução:
A física se baseia na medição de grandezas físicas e, algumas delas, como comprimento e tempo, e foram escolhidas como grandezas fundamentais.
Cada uma foi definida através de um padrão e recebeu uma unidade de medida como, metro e segundo. O gráfico nos ajuda a visualizar o comportamento das grandezas físicas, facilitando a compreensão e através deste, podemos verificar como as grandezas variam.
Nosso experimento contém duas tabelas com um conjunto de pontos experimentais, o objetivo é o conhecimento e intimidade sobre os métodos gráficos. Em geral, após a realização de um experimento, deseja-se estabelecer a função matemática que relaciona as variáveis dependentes às independentes no fenômeno físico estudado, isso consiste na identificação da forma de função e na determinação do valor numérico das constantes das expressões matemáticas.
3. Material utilizado:
-
Dados experimentais;
Papel milimetrado;
Papel mono-log;
Papel di-log;
4. Desenvolvimento teórico:
Dados os valores das duas tabelas, usamos o papel milimetrado para expressa-los graficamente. Logo após foi preciso identificar a função, como nos exemplos a seguir. Determinamos os parâmetros das funções e determinamos a expressão matemática.
4.1. O gráfico é importante para visualizar o comportamento das grandezas físicas utilizadas de uma forma fácil e direta.
Sistema de eixos cartesianos
- Para construir um gráfico, utiliza-se um sistema de eixos cartesianos ortogonais que são dois eixos perpendiculares entre si, sendo o