linguagem
TÍTULO DO PROJETO DE TRABALHO: Serviço de Cuidadores do Grupo de Afásicos da Universidade do Vale do Itajaí.
ÁREA DE CONHECIMENTO: Fonoaudiologia.
RESUMO: Introdução: Cuidadores são indivíduos que têm a função de auxiliar e/ou realizar a atenção adequada às pessoas que apresentam limitações para as atividades básicas da vida diária, estimulando a independência e respeitando a autonomia destas. (NAKATANI, et al, 2003) Objetivo: Conhecer o Serviço de Cuidadores do Grupo de Afásicos da Universidade do Vale do Itajaí. Metodologia: A amostra será composta por pessoas que frequentam o Serviço de Cuidadores do Grupo de Afásicos de Itajaí – SC. A coleta de dados será realizada nas salas onde acontecem as reuniões em data e horário previamente agendados com o responsável pelo serviço. Como instrumentos serão realizados: entrevista com gestor, depoimentos dos cuidadores e observação, sendo que todos serão gravados e filmados. A análise dos dados coletados será realizada a partir do resultado apresentado durante a coleta de dados. Resultados Esperados: Espera-se conhecer o serviço de cuidadores.
Palavras-chaves: Afásicos; cuidadores; conhecer.
1. INTRODUÇÃO
Todo ser humano faz uso da linguagem. Falar, achar as palavras certas, entender, ler, escrever e fazer gestos faz parte do uso da mesma. Se como resultado de uma lesão cerebral, uma ou mais partes do uso da linguagem pararem de funcionar apropriadamente, isto é chamado de afasia.
Porém, raramente uma pessoa sofre apenas de afasia. Frequentemente outras áreas do cérebro são afetadas também, podendo ocorrer problemas adicionais como hemiplegia(condução dos músculos em um lado do corpo afetada), hemianopsia ou hemiopia (perda de parte campo de visão), apraxia (desconhecimento de como realizar sequências de ações, principalmente ações conscientes), disfagia (problemas com comer, beber e deglutir), problemas de memória, reações diferentes das que costumava ter e epilepsia (convulsões