linguagem
As funções químicas são dividas propriamente por: funções orgânicas, funções inorgânicas e bioquímicas.
São compostos que possuem carbono em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Assim, o metano (CH4) é um composto orgânico, mas o ácido carbônico (H2CO3) não. As principais Funções orgânicas são:
Hidrocarbonetos
São compostos constituídos por, apenas, átomos de carbono e hidrogênio.
Alcoóis
Os alcoóis são constituídos por radicais de hidrocarbonetos ligados a uma ou mais hidroxilas.
Cetonas
São compostas por dois radicais orgânicos (alifáticos ou aromáticos) ligados entre si pelo grupo carbonilo (CO). É a essa função que pertence à acetona comercial (propanona - CH3COCH3).
Ácidos carboxílicos
São radicais alquila alquenila, arila ou hidrogênios ligados a pelo menos um grupo carboxílico (COOH). E, geralmente, são ácidos fracos (liberam poucos íons H+ em meio aquoso).
Existem 11 tipos, mas trabalhos no 9°ano, somente com estes quatro.
Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criaram-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na Química Inorgânica as funções são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos.
Imagine-se chegando a um supermercado e todos os itens das prateleiras estivessem sem nenhuma organização: massas misturadas com bebidas, produtos de limpeza e higiene, carnes, verduras e assim por diante. Com certeza você demoraria horas e horas para encontrar o produto desejado. Essa ilustração nos