Estrutura da Dissertação
Tradicional
Muito de discute acerca de uma lei aprovada há alguns anos no Brasil: toda a pessoa que for parada por uma blitz específica deverá assoprar um “bafômetro” para comprovar se está em estado sóbrio ou de embriaguez. Mais conhecida como “Lei Seca”, a questão era muitas polêmicas, apresentando aspectos positivos e negativos.
Histórica
Em meados do século XX, não havia nenhuma medida que impedisse ou evitasse que um cidadão dirigisse um automóvel sob estado de embriaguez. Atualmente, medidas como a “Lei Seca” foram implantadas, e como geram opiniões diversas, apresentam prós e contras.
Fotográfica
Pessoas dirigindo embriagadas. Diversos acidentes acontecendo. Grotesco aumento do número de mortes por batidas de automóveis. Tais são os principais fatores que levaram a aprovação e implementação da famosa “Lei Seca”. Mas, mesmo com todas as melhorias trazidas por esta, encontramos muitas desvantagens. Quais seriam elas?
Jornalística
Há cerca de quatro anos, uma estudante paulista foi brutalmente atropelada por um motorista que dirigia embriagado. A jovem morreu na hora. Casos como este serviram de exemplo e inspiração para a criação da conhecida “Lei Seca”, aprovada semana passada pelo Congresso Nacional. Como esta é uma questão muito controversa, apresenta prós e contras.
Cultural
Livros com “A morte e a morte de Quincas Berro D’água”, do escritor Jorge Amado, tratam sobre o cotidiano de personagens boêmios e desocupados, que têm como única ocupação, a bebida. Estes, quando bebem, perdem completamente seus reflexos e sentidos, e acabam afetando a vida de terceiros. Isso também é muito comum na vida real, e foram estas pessoas, que vivem embriagadas e não sabem seus limites, que serviram de inspiração para a criação da chamada “Lei Seca”. Como este é um assunto que gera opiniões diversas, apresenta pontos bons e ruins.