Linguagem
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Trabalho Final
DISCIPLINA DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LINGUAGEM II
SEMESTRE: 2013/1 – BLOCO 1
Professor: Josa Coelho da Silva Irigoite
Tutor presencial: Josete Daniela Machado Silva
Polo: Itajaí
Turma: A
Grupo/Aluno: Carina Schulenburg Molverstet 1033078595
Fabiana Bagátoli 1033082707
A linguagem deixou de ser entendida apenas como a expressão do pensamento para ser vista também como um instrumento de comunicação, envolvendo um interlocutor e uma mensagem que precisa ser compreendida, a língua é um código e escrever seria o exercício de combinar palavras e frases para formar um texto.
As práticas pedagógicas das professoras que foram analisadas condizem com a concepção de língua como interação como está nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Neste documento consta que a aprendizagem do código escrito e da língua deve ser utilizada de forma simultânea, bem como o professor deve utilizar-se de textos/temáticas contextualizadas, preferencialmente fazendo uso de gêneros textuais/discursivos. O aluno deve produzir textos para interlocutores reais, não apenas para fins avaliativos. Ao produzir um texto sempre se deve levar em consideração um para que, para quem e por que, o texto produzido deve fazer sentido para o aluno.
De acordo com as produções textuais analisadas, ambas as professoras utilizaram de métodos diferentes para a construção do texto. A professora da aula #1 fez uso de um objeto que todos os alunos conheciam ou até mesmo utilizavam/brincavam sem eu cotidiano e a partir do objeto e do conhecimento prévio sobre o objeto construíram o texto de forma coletiva. Já a professora da aula #2 lança um título de um assunto bastante discutido, seja ele na própria escola ou nas telecomunicações, e a partir dele constroem o