Econometria - modelo múltiplo e simples
A Econometria nasceu como uma disciplina científica em, aproximadamente, 1930. Nos primeiros anos, a maioria das aplicações lidavam com questões macroeconómicas para ajudar governos e grandes empresas a tomar suas decisões de longo prazo. Actualmente a Econometria é uma ferramenta indispensável para modelar a realidade em quase todas as disciplinas económicas e de negócios.
Em termos literais, a Econometria exprime medição económica. Apesar da medição ser uma parte indispensável da econometria, seu propósito é muito vasto.
Existem varias definições associadas à Econometria, assim podemos constatar que ela consiste na aplicação da estatística matemática a dados económicos para dar suporte empírico aos modelos formulados pela economia, matemática e obter resultados numéricos.
Assim a Econometria poderá ser definida como a ciência social em que as ferramentas da teoria económica, da matemática e da inferência estatística são aplicadas à análise dos fenómenos económicos.
O objectivo prioritário deste trabalho é o de analisar de que modo algumas variáveis podem afectar o PIB (Produto Interno Bruto), propriamente a Despesa de Consumo Pessoal e o Investimento Privado Interno Bruto.
Para realizarmos o presente trabalho necessitamos de dados credíveis para a análise, sendo assim, recorremo-nos aos dados expostos no livro Econometria Básica de Damodar N. Gujarati.
Unanimemente o grupo pretende estudar o modelo clássico de regressão linear simples e o modelo de regressão múltipla.
Apresentaremos diferentes quadros e testes estatísticos para um profundo estudo econométrico. As variáveis e parâmetros determinados terão as suas respectivas interpretações para melhor compreensão.
1. MODELO DE REGRESSÃO SIMPLES
O PIB (Produto Interno Bruto) é constituído pelo conjunto de bens e serviços finais produzidos a nível nacional durante um ano. Esta variável macroeconómica é considerada como sendo um dos melhores estimadores