linguagem r
A Linguagem R
Gustavo Mello Reis
José Ivo Ribeiro Júnior
Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Informática
Setor de Estatística
Viçosa 2007
Capítulo 2 – A Linguagem R
Gustavo Mello Reis
José Ivo Ribeiro Júnior
1
1. Tela Principal do R
Como pode-se observar (Figura 1), a tela principal do R é bastante simples, cuja utilização é feita através de comandos sobre os objetos (bancos de dados ou resultados gerados por funções, por exemplo), criados pelo usuário quando efetua as análises estatísticas.
No R, os valores numéricos ou não (caracteres) podem ser dispostos em um vetor, matriz ou data frame.
Os comandos são realizados por meio de operadores e de funções vistas da seguinte forma: nome.da.funcao(argumento1, argumento2, ..., argumentoN). É aconselhável não utilizar acentuação nem espaços no nome da função, assim como observado acima, o ponto substitui o espaço. Os argumentos vêm sempre dentro de parênteses e separados por vírgula.
No console, janela onde os comandos são digitados, existe o menu, que é um conjunto de ícones que se encontra na parte superior (Figura 1), e o prompt de comando, que é um sinal indicador de que o programa está pronto para receber o comando (Figura1).
O R reconhece como local de trabalho, a pasta onde foi instalado, podendo a mesma ser mudada, se houver interesse. Assim, cada vez que se abre um novo console, uma nova sessão é criada, devendo ser salva, quando se tem interesse em acessar novamente os objetos e comandos criados.
Com relação aos dados, NA representa a ausência de um dados, Inf ou –Inf informa que o valor tende a mais ou menos infinito e NaN, informa que o valor não é um número válido.
Figura 1. Menu e prompt de comando
Capítulo 2 – A Linguagem R
Gustavo Mello Reis
José Ivo Ribeiro Júnior
2
Alguns operadores do R são descritos na Tabela 1:
Tabela 1. Operadores do R