Algarismos Significativos e Teoria de Erros
Laboratório de Física
1.Resumo
Este trabalho apresenta métodos de aplicação de Teoria de Erros com algarismos significativos e desvios padrões através de uma prática que envolve a observação de medidas de um objeto de dois observadores diferentes com dois instrumentos diferentes.
2. Objetivo
Assimilar os conceitos de algarismos significativos e teoria dos erros por meio da medida das dimensões de um objeto.
3.referencial teórico
Temos como definição que algarismos significativos de uma medida como todos os algarismos que temos certeza, ou seja, os exatos e um mais duvidoso, aquele que fica a direita. Quando o número se torna duvidoso, temos por regra (regra do observador) acima de 5 aumenta-se uma unidade no número anterior a esse, e abaixo de 5 permanece o número.
No caso de escalas mais definidas, torna-se mais fácil observar os algarismos mais baixos, ou seja, os mais duvidosos.
Quando possuímos um conjunto de medidas experimentais, aplicamos a Teoria dos Erros com o objetivo de saber qual deve ser o valor mais provável da grandeza que medimos, e qual a diferença desse valor para os medidos em particular. Nós representamos o valor médio com um traço em cima, por exemplo: A partir dai, podemos calcular os desvios de medidas por erros do observador. Os desvios tem por definição a diferença entre um valor medido e o valor adotado que mais se aproxima do valor real (em geral o valor médio).
4. Materiais e métodos
4.1 Materiais
Livro (objeto);
2 instrumentos de medida (régua e trena).
4.2 procedimento experimental
Foram feitas as medidas de comprimento, largura e profundidade do objeto por dois observadores diferentes, os dois mediram com a régua e com a trena, obtendo assim 4 medidas diferentes, porém similares. A tabela de valores foi preenchida. Foram calculadas as somas, as médias e os desvios das grandezas mensuradas. E a partir dos valores médios das grandezas, calculou-se a área