linguagem e retorica
Beatriz Dornelas
MD1
Língua escrita e falada
A língua e a escrita são dois meios de comunicação distintos, a língua portuguesa comporta duas modalidades; o português escrito e o português falado. A língua falada pode ser usada em associação de gestos , mudanças no tom de voz ,mímicas. Enquanto a língua escrita (representação da língua falada) exige uma série de códigos.
A língua falada recorre mais ao uso de onomatopeias, exclamações. A repetição de palavras é enorme e tempos verbais como o mais-que-perfeito praticamente não são usados.
Na comunicação oral, os interlocutores estão na presença, num lugar e num tempo conhecidos por eles, trocando observações a respeito de um determinado assunto , os elementos construtivos da situação são conhecidos. Enquanto em uma comunicação escrita, o emissor é forçado a fazer referências mais precisas sobre a situação. Por exemplo, um autor que precisa descrever o ambiente, os personagens, a situação para uma melhor compreensão do leitor.
Na comunicação escrita, a pontuação tem função de recortar o discurso em grupos de palavras e evita, deste modo, os erros de interpretação. Ela é essencial à boa compreensão das mensagens escritas. Por isso é preciso bastante cuidado na hora de ler ou escrever. Ela indica a pausa, a entonação, a melodia da frase.
Existem usos diferentes da língua devido a diversos fatores:
Fatores regionais: é possível notar a diferença do português falado por um habitante da região nordeste e outro da região sudeste do Brasil. Dentro de uma mesma região, também há variações no uso da língua. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, há diferenças entre a língua utilizada por um cidadão que vive na capital e aquela utilizada por um cidadão do interior do estado.
Fatores culturais: o grau de escolarização e a formação cultural de um indivíduo também são fatores que colaboram para os diferentes usos da língua. Uma pessoa escolarizada utiliza a língua de uma maneira