linguagem e educacao
Primeiramente na aula foram abordados conceitos como linguagem e língua compreenderam que são dois conceitos diferentes.
Linguagem é um processo de interação comunicativa entre interlocutores (pessoas), que pode ser verbal ou não, onde expressam sentimentos, emoções, sensações que depende da situação em que se da e do contexto socio-histórico, cultural e ideológico, posto que as pessoas convivem e ocupam lugares dentro da sociedade. Através da linguagem gerações podem transmitir sua cultura a outras.
Língua é um sistema de signos, códigos inter-relacionados por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. A língua apresenta variações e variedades, pois depende do contexto social, cultural, regional e histórico em que é utilizada.
Tomaram-se dois teóricos muitos estudados na educação para falar sobre a relação de interação e contexto como ser: Jean Piaget e Lev Vigotsky.
Vygotsky, en sua teoria trata sobre o desenvolvimento cultural do individuo o qual se da por meio da linguagem , para ele o homem é um ser histórico-cultural; o homem é moldado por a cultura que ele mesmo cria. Considera que a aquisição da linguagem constitui o momento mas significativo no desenvolvimento cognitivo, este é o o principal mediador na formação e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, sendo que a mesma dependerá do aprendizagem que ocorre num determinado grupo cultural, dadas por as interações entre seus integrantes.
;
Vigotsky fala da existência de dois níveis de desenvolvimento que são tudo o que a criança sabe e pode realizar-lo sozinho, e o outro é tudo aquilo que a criança poderá realizar com a colaboração de outra pessoa que sabe mais, e nessa transição que a educação deve atuar
Para Piaget a criança constrói o conhecimento a partir da relação e adaptação ao meio. A adaptação é produto do equilíbrio dinâmico entre a assimilação e acomodação. Entendo por assimilação o que o sujeito