Linguagem e Comunicação Organizacional
Pe. Saboia de Medeiros
MATERIAL DE APOIO
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
NS 2321 / MS 2321
Alunos de 2o. Ciclo
Curso de Administração
2014 – 2º SEMESTRE
2
UNIDADE 01
O TEXTO ACADÊMICO
INTRODUÇÃO
A disciplina de Comunicação e Expressão II tem como principais objetivos abordar os temas da redação acadêmica e profissional.
A necessidade de uma padronização
Para iniciar, é preciso observar que os textos produzidos nos ambientes universitário e profissional devem obedecer a determinada padronização.
Se um funcionário tiver de redigir um relatório ou uma carta comercial, não poderá fazê-lo da forma que quiser: será preciso adaptar-se a uma série de parâmetros e modelos pré-existentes. Tal padronização atende a dois objetivos: a) descrever a forma como os textos devem ser apresentados, de modo a evitar erros grosseiros que comprometam sua eficácia comunicativa; b) facilitar a produção dos referidos textos, visto que a existência de modelos pode orientar a produção de textos que sejam bem aceitos pelo destinatário (o leitor).
Ou seja: a padronização serve para garantir a aceitação do texto e é um recurso que facilita o trabalho de redação.
Textos acadêmicos, textos dissertativos e referências bibliográficas
Textos acadêmicos são todos os trabalhos a serem entregues ao professor, a fim de serem avaliados. Esses textos podem ser relatórios, resumos ou resenhas (sobre as quais falaremos adiante), ou trabalhos de pesquisa propriamente ditos.
No caso de trabalhos de pesquisa (e também nos casos de TCCs, de dissertações de mestrado ou teses de doutorado), trata-se de textos de natureza dissertativa: por isso, é bom não perder de vista tudo que dissemos ao longo da disciplina de Comunicação e Expressão I sobre este tema. Ou seja: é preciso que um trabalho acadêmico respeite a estrutura típica do texto dissertativo: é preciso haver introdução, desenvolvimento e conclusão.
Após a conclusão, é