Linguagem e comunicaçao
A linguagem surgiu da necessidade dos povos em expressar. No início o estudo da linguagem surgiu por razões religiosas, posteriormente os povos antigos descreveram suas linguas produzindo modelos de análises.
O estudo das linguas vem evidenciando o fato de que as linguas sao vivas e se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens, exemplo disso é o Latim que deu origem ao Portugues,espanhol, italiano, etc.
Linguagem
É um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.
“A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975).
Para Saussure “é sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito às evoluções. Do mesmo modo, sincronia e diacronia designarão respectivamente um estado de língua e uma fase de evolução”
Por língua entende-se um conjunto de elementos que podem ser estudados simultaneamente, tanto na associação paradigmática como na sintagmática. Por solidariedade objetiva-se dizer que um elemento depende do outro para ser formado.
Para Ferdinand Saussure a linguagem é social e individual; psíquica; psico-fisiológica e física. Portanto, a fusão de Língua e Fala. Para ele, a Língua é definida como a parte social da linguagem e que só um indivíduo não é capaz de mudá-la. O linguista afirma que “a língua é um sistema supra-individual utilizado como meio de comunicação entre os membros de uma comunidade”, portanto “a língua corresponde à parte essencial da linguagem e o indivíduo, sozinho, não pode criar nem modificar a língua”.
A Fala é a parte individual da Linguagem que é formada por um ato individual de caráter infinito. Para Saussure é um “ato individual de vontade e inteligência”.
Língua e Fala se relacionam no fato da Fala ser a condição de ocorrência da Língua.
O signo lingüístico resulta de uma convenção entre os membros de uma determinada comunidade para determinar